Jardim das Palavras

O amor é a essência de tudo, sem amor só há guerra e divisas...

Textos



















 
A ABELHA E O BEIJA-FLOR
 

 
     Num bosque repleto de árvores floridas e flores silvestres esparramadas por todo lado, pássaros, abelhas, borboletas e outras espécies aladas, voavam livremente para lá e para cá.
      Naquele recanto encantado onde as flores exibiam suas cores e seus perfumes, uma abelha chamada Belinha e um beija-flor o Beijoca se conheceram.
     Sem marcarem encontro todos os dias Belinha e Beijoca encontravam-se por acaso voando sobre as mesmas flores.
     Aos poucos foram se tornando amigos, até que um dia Beijoca perguntou para Belinha:
     - Onde você mora?
     E abelha respondeu:
     - Na colméia.
     - Colméia? O que é isso?
     - É a minha casa, fica no tronco de uma linda e frondosa árvore.
     - Muito interessante, gostaria de conhecer.
     - Tudo bem, quando quiser marcaremos um dia e você irá conhecer onde moro.
     E assim ficou combinado.
     Os dias passavam-se felizes e laboriosos. A rotina da abelha e do beija-flor prosseguia.
     Todos os dias Belinha e Beijoca conversavam. Numa bela manhã ensolarada o beija-flor disse para abelha:
     - Se não for incomodar gostaria de visitar sua casa hoje à tarde.
     - Claro será um prazer. À tarde te esperarei aqui e iremos juntos
     - Combinado, então até mais
     - Até mais
     Belinha voltou apressada para casa a fim de avisar a abelha rainha que teriam visita.
     A abelha rainha não gostou de Belinha ter combinado aquela visita, sem antes consultá-la, contudo concordou. Depois comunicou a todas as abelhas da colméia, que teriam uma visita.
     Belinha estava radiante na expectativa da vinda do seu amigo à sua casa.
     À tarde o beija-flor foi ao lugar combinado e ficou ansioso esperando a abelhinha.
     Quando ela chegou Beijoca disse muito constrangido:
     - Belinha confesso que estou trêmulo, como será que sua família irá me receber?
     - Não se preocupe Beijoca, eu já falei com a abelha rainha e ela está de acordo.
       Todos estão esperando por você.
     Então voaram em direção à casa de Belinha.
     Quando lá chegaram as abelhas assustaram-se com o visitante e apavoradas puseram-se a atacá-lo.
     Beijoca ficou desesperado, gritando por socorro. Belinha, aflita e envergonhada, suplicou à abelha rainha que resolvesse aquela situação e ela ordenou:
     - Voltem já para os seus lugares. É assim que vocês recebem uma visita?
     As abelhinhas foram uma a uma se retirando sem saber onde esconder a cara, com vergonha do vexame que deram.
     O beija-flor quase perdeu o fôlego e disse:
     - Desculpem o transtorno, eu já estou indo
     Mas a abelha rainha interveio:
     - Acalme-se, você é amigo de Belinha e veio conhecer nossa casa, sinta-se a vontade.
      Belinha vai mostrar-lhe tudo.
     Já refeito do susto Beijoca acompanhou Belinha que muito contente foi explicando:
     - Veja aqui é o berçário, os bebês recém-nascidos ainda em forma de larvas.
     Admirado o beija-flor disse:
     - Nunca imaginei que vocês fossem assim quando bebês.
     E continuaram:
     - Aqui são as colméias onde produzimos o mel.
     O beija-flor ficou maravilhado ao ver o trabalho das abelhas, era uma verdadeira fábrica de trabalhadores.
     Tinha abelhas fazendo faxina, outras cuidando dos bebês, muitas produzindo cera para fazerem os favos. Tinha abelhas chegando com o néctar e pólen das flores, outras saindo para a coleta. Enfim, todas as abelhas ocupadas em seus afazeres
     O beija-flor nunca tinha visto nada igual e estava extasiado com tudo que lá existia.
     Belinha ofereceu um pouco de mel para Beijoca experimentar e ele achou delicioso.
     Depois de conhecer tudo Beijoca despediu-se de todos e foi embora.
     Os dias continuavam passando naquele bosque maravilhoso e a abelha e o beija-flor continuaram sendo amigos para sempre.
 
Mensagem: Esta história mostra o exemplo de trabalho e cooperação que nos dão as abelhas. Além disso, mostra também o valor da amizade, mesmo em classes diferentes. 
 


(imagens do google)
Bryzza
Enviado por Bryzza em 03/08/2010
Alterado em 06/05/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras