Jardim das Palavras

O amor é a essência de tudo, sem amor só há guerra e divisas...

Textos

Caros Recantistas
 
     Em virtude do meu indriso intitulado “Depressão”, postado 28.02.11, resolvi elucidar o texto, postando aqui os trechos extraídos dos autores a seguir:

 (Lundbeck Brasil Ltda) - O QUE É A DEPRESSÃO

 
     Qualquer pessoa pode ficar triste, ter um momento de mau humor em função de uma decepção amorosa ou profissional, da perda de alguém querido etc. Porém, a depressão é diferente, não é tristeza nem fraqueza de caráter.
     A depressão é uma doença que influencia as atitudes das pessoas perante as suas vidas e as dos que estão ao seu redor. A depressão altera os sentimentos e reduz a sensação de bem estar; muda a forma de pensar, as escolhas, o comportamento e as crenças das pessoas.
     A depressão afeta milhões de pessoas a cada ano, independentemente da idade, do sexo, da raça, da religião e das condições econômicas e sociais.  
     Da mesma forma que o diabetes, a asma e as doenças do coração, a depressão necessita de tratamento através de cuidados médicos.      
     Quando não tratada pode durar meses e, em alguns casos, anos. Os prejuízos são incalculáveis.
     Existem vários sinais e sintomas que estão presentes na depressão.      
     Alguns deles podem ser:
 
- Tristeza ou irritação durante a maior parte do dia, quase todos os dias
- Perda de interesse ou do prazer por atividades que antes eram agradáveis durante a maior parte do dia, quase todos os dias
- Mudanças súbitas no apetite ou no peso, sem explicação
- Insônia ou necessidade de sono aumentada
- Agitação ou prostração (observado pelos outros)
- Sensação constante de cansaço ou perda de energia
- Sentimentos freqüentes de inferioridade ou culpa
- Dificuldade de concentração e em tomar decisões
- Pensamentos freqüentes sobre morte ou suicídio
 
     Uma pessoa não precisa estar com todos esses sintomas para ter depressão. Os sintomas irão variar de pessoa para pessoa.
     A depressão é causada por um desequilíbrio nas concentrações de algumas substâncias do cérebro. Outras coisas podem causar ou favorecer o surgimento da depressão, tais como:
 
- Experiência de vida como um divórcio, morte da esposa ou marido, perda de um emprego ou problemas financeiros graves
- Abuso de álcool ou outras drogas
- Algumas medicações e outras doenças
- Em mulheres, mudanças hormonais após parto
- História familiar de depressão
- Em idosos, doenças como o câncer, Alzheimer e Parkinson
      Mesmo que a causa da depressão não seja identificada, na maioria dos casos há a possibilidade de melhora através do tratamento adequado.
   
  Não tenha medo nem vergonha de ter depressão. A depressão é uma doença e deve ser encarada como tal. ( Lundbeck Brasil Ltda)
 
(Segundo o Dr. Augusto Cury, médico psiquiatra, psicoterapeuta)
   
DEPRESSÃO: O ÚLTIMO ESTÁGIO DA DOR HUMANA
 
     Existem vários tipos de depressão. Depressão maior (pessoa que sempre foi alegre, mas por vários motivos, como perdas, frustrações, separação, pensamentos negativos, tem uma crise depressiva), depressão distímica (pessoa sempre foi triste e pessimista desde a adolescência), depressão reacional (humor triste resultado de um trauma ou perda)
     Nunca devemos pensar que a depressão é fingimento, fragilidade ou frescura. Quem pensa assim, além de ser injusto, está totalmente despreparado para a vida, tem facilidade de desenvolver grave depressão nas perdas e frustrações.
     A depressão não é um estado de tristeza temporário, que dura horas ou dias. É uma doença. Se ela for importante, deve ser tratada por um profissional de medicina, de preferência, por um psiquiatra experiente. O tratamento com antidepressivos pode e deve ser complementado por uma psicoterapia.
     A depressão leva o mais forte dos seres humanos às lágrimas. Ela representa o último estágio do sofrimento humano. Só conhece o seu drama quem já viveu esse tétrico espetáculo. (Augusto Cury)
 
 (imagem do Google)  
Bryzza
Enviado por Bryzza em 01/03/2011
Alterado em 01/03/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras