Jardim das Palavras

O amor é a essência de tudo, sem amor só há guerra e divisas...

Textos


FÁBULA – O JABUTI E A LIBÉLULA
 
     Sobre a placidez de uma lagoa sobrevoava com a leveza peculiar uma formosa Libélula.
     Transparente e esvoaçante pousava fugazmente nas translúcidas e serenas águas.
     Na orla da lagoa um Jabuti observava os movimentos instigantes da Libélula e uma seta de inveja atingiu-lhe.
     O Jabuti pôs-se a comparar seu rústico perfil com o da encantadora Libélula e resmungava:
     - Quem me dera voar livremente por aí, fazer piruetas no ar, brincar nas águas da lagoa como essa Libélula, mas com este casco que carrego, mal consigo caminhar pelo chão.
     O lindo inseto aproximou-se do Jabuti e disse-lhe:
     - Olá Jabuti, está com algum problema? 
     Carrancudo o Jabuti encarou a Libélula dizendo:
     - Problema eu? Nenhum. Porque perguntas?
     - Porque você me parece descontente, está com a cara enfezada e falando sozinho.
     - Eu falando sozinho? Estás ouvindo demais.
     - Jabuti, se não quer desabafar eu entendo, mas não se faça de desentendido.
     O Jabuti que estava azedo pelo sentimento de inveja ficou furioso com o rumo da conversa e esbravejou:
     - Escuta aqui, senhorita Libélula, és muito atrevida. Estou quietinho no meu canto e vens fazer-me insinuações.
     Desconcertada a Libélula intervém:
     - Desculpe-me Jabuti eu só queria ajudá-lo.
     - Eu não preciso de ajuda, por favor, me deixe em paz.
     Decepcionada com a grosseria do Jabuti a Libélula alçou vôo e prosseguiu seu balé sobre a lagoa.   
     O Jabuti virou as costas e vagarosamente escondeu-se no capinzal pra não ter que assistir ao espetáculo da Libélula. Encolheu-se todo sob seu duro casco e lá ficou petrificado mordendo-se de inveja das habilidades da Libélula.
 

 
MORAL DA HISTÓRIA: A INVEJA MALTRATA QUEM A SENTE.
 
(imagens do Google - montagem)
Bryzza
Enviado por Bryzza em 04/01/2013
Alterado em 04/01/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras