Jardim das Palavras

O amor é a essência de tudo, sem amor só há guerra e divisas...

Textos


 
CASTELO ENCANTADO
 
Diz a lenda que num castelo no meio do bosque habitavam em perfeita harmonia abelhas e formigas.
Logo que o sol surgia no horizonte a grande família despertava
para mais um dia de labor.
A abelha rainha bem humorada dizia:
- Bom dia a todos! Como passaram a noite?
Em coro todos respondiam:
- Bom dia nossa rainha! Tivemos uma ótima noite de descanso!
Depois de alimentadas cada uma seguia para os seus afazeres.
Uma parte das abelhas voavam sobre as flores à procura do néctar, para produção do mel.
Parte das formigas saiam à procura de alimentos e as restantes cuidavam das tarefas dentro do castelo.
Certo dia uma cigarra chorosa bateu na porta do castelo. A abelha rainha veio atende-la dizendo educadamente:
- Olá dona cigarra o que deseja?
 Cabisbaixa a cigarra disse humildemente:
- Olá cara abelha, não quero incomodá-la, porém eu e minha família estamos passando por dificuldades e estou aqui para pedir-lhe ajuda.
Respondeu a abelha:
- Mas em que posso ajudá-la?
Constrangida desabafa a cigarra:
-  Abelha, sabe que somos mal vistas pelas formigas desde aquela época que surgiu a fábula - “ A CIGARRA E A FORMIGA”, mas agora tenho uma proposta e gostaria que você intercedesse por nós junto às formigas.
Interveio a abelha:
- E qual é a proposta:
Trêmula e meio sem jeito disse a cigarra:
- Fiquei sabendo que apesar de viverem com fartura nesse castelo, falta uma coisa que encanta o mundo.
Surpresa a abelha interroga:
- Que coisa é essa que nos falta?
- Falta-lhes o canto, a melodia, já eu e minha família cantamos incansavelmente, se pudéssemos compartilhar do castelo, poderíamos alegrar o ambiente.
A abelha ficou por uns instantes pensativa e replicou:
- Achei sua proposta interessante, pois aqui ninguém sabe cantar. Vou propor uma assembleia com todos os moradores do castelo, depois lhe darei uma resposta.
Passaram-se alguns dias, a cigarra andava triste, que até perdeu a vontade de cantar...
Numa bela manhã de primavera, a abelha procurou a cigarra para dar a resposta tão esperada:
- Olá dona cigarra, após muita discussão chegamos à conclusão que você e sua família serão muito bem vindas para fazer parte do nosso convívio.
     Emocionada a cigarra e a abelha se abraçaram.
 
MORAL DA HISTÓRIA: TODOS TÊM ALGO A OFERECER PELO BEM COMUM.     


imagens da montagem:Google
 
Bryzza
Enviado por Bryzza em 22/10/2016
Alterado em 22/10/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras