Jardim das Palavras

O amor é a essência de tudo, sem amor só há guerra e divisas...

Textos


FÁBULA – O PIRILAMPO E O PERNILONGO
 
     Era uma linda noite em que se via a meia-lua e as estrelas salpicando o firmamento.
     Ao redor de uma linda casa de campo, os insetos noturnos voavam na escuridão.
     Nuvens de pernilongos formavam uma sinfonia irritante nos ares.
     Em meio às trevas cintilavam as luzinhas fluorescentes dos pirilampos, enchendo a noite de encantamento, como os pisca-piscas das árvores de natal.
     Em dado momento um pirilampo pousou na janela da casa, onde se achava um pernilongo faminto, com cara de mau humor.
     Educadamente o pirilampo disse ao pernilongo:
     - Boa noite, tudo bem?
      Irritado o pernilongo respondeu:
     - Boa noite só se for pra você, porque eu estou com uma fome danada e faz um tempão que estou aqui esperando uma brecha na janela para entrar e sugar alguém.
     - Sugar alguém? Que horror! Eu prefiro morrer de fome a ter que sugar alguém.
      E o pernilongo continuou:
     - Ora pirilampo, eu vivo disso é o meu alimento.
     - Que triste destino é o seu! Eu sou inofensivo não maltrato ninguém, pelo contrário, ofereço minha luz dentro da escuridão da noite. Já você aproveita a noite para sugar as pessoas enquanto elas dormem.
      O pernilongo ficou furioso e gritou:
     - Pirilampo insuportável! Se eu tivesse como sugá-lo, você não me escaparia.
     Nesse instante uma menina abriu a janela para ver as estrelas e o pernilongo aproveitando a oportunidade entrou rapidamente em seu quarto e se escondeu num cantinho.
     O pirilampo abriu as asinhas e alçou vôo acendendo e apagando sua luz.
     A menina contemplou o céu estrelado e depois olhando o cintilar dos pirilampos exclamou maravilhada:
     - Que lindo o céu repleto de estrelas! Até parece que ele está refletido aqui pertinho de mim nas luzes dos pirilampos.
     A menina fechou a janela e se recolheu para dormir. Entretanto, não estava conseguindo pegar no sono, porque o pernilongo ficava lhe rondando e zumbindo em seus ouvidos.
     Ela acabou perdendo a paciência e levantou-se, acendeu a luz e vendo o pernilongo começou a persegui-lo.
     O pernilongo voava desesperado de lá pra cá, tentando escapar. Depois de alguns minutos já estava exausto e pousou na parede, então a menina conseguiu matá-lo.
     Lá fora o pirilampo voava feliz com seus companheiros, exibindo uma festa de luzes.
 
Moral da história:
A FELICIDADE NÃO CONSISTE EM TIRAR PROVEITO DAS PESSOAS, MAS SIM EM OFERECER A LUZ DA BONDADE.
Bryzza
Enviado por Bryzza em 26/07/2010
Alterado em 10/10/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras